- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Declaração de Ética e Boas Práticas de Publicação / Ethics Statement and Good Publication Practice Guidelines
- Orientações para submissão de artigos
Foco e Escopo
Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas, nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.
Políticas de Seção
Artigos
Política padrão de seção
![]() |
![]() |
![]() |
Pesquisa Aplicada
A seção Pesquisa Aplicada da Revista UNIVAP tem publicações eletrônicas periódicas de acesso aberto. Com publicações iniciadas no ano de 2019 tem como objetivo difundir artigos científicos e técnicos/tecnológicos inéditos que tenham impacto social no âmbito nacional. O escopo da seção está vinculado às áreas de Engenharias, Exatas e da Terra, Saúde e Meio Ambiente.
Os artigos publicados nesta seção não têm relação direta à opinião da Revista UNIVAP assim como de sua mantenedora, sendo este somente um veículo de disseminação do conhecimento.
As contribuições podem ser enviadas em português ou inglês. Sendo aceitos:
* Artigo de Opinião: Serão convidados pelo Conselho Editorial indivíduos de notório saber nas áreas correlatas à revista, que emitirão sua opinião sobre assuntos de particular interesse.
* Artigos de Dados de Pesquisa Acadêmica: trabalhos oriundos de pesquisas empíricas e/ou teóricas sobre temas relevantes.
* Artigos técnicos: trabalhos técnicos em parcerias com o setor produtivo, ou desenvolvimento de produto ou processo.
- Erika Gonçalves
- Andreza Simioni
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os artigos submetidos serão examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do artigo é apropriado para a revista e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores: https://www.univap.br/home/universidade/pro-reitoria-de-pos-graduacao-e-pesquisa/revista-univap/Normas-Gerais.html.
O editor poderá rejeitar o artigo, na etapa immediate reject se detectar: erros relativos às instruções; redação inadequada; ou se, o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico. Uma vez superada essa fase, o editor enviará o artigo a um ou dois membros do Comitê Editorial, para que sejam sugeridos pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do artigo proposto. Os revisores devem ser especialistas científicos, de reconhecida formação, que trabalhem em áreas relacionadas com o tema do artigo e, portanto, devem estar plenamente capacitados para avaliar o manuscrito e recomendar a sua aceitação ou rejeição.
Buscando otimizar o fluxo editorial, informamos que submissões de trabalhos para áreas do conhecimento em que a revista não possua membros habilitados no corpo de avaliadores, caberá ao editor solicitar aos autores "uma carta ao editor, contendo cinco sugestões de avaliadores e as efetivas contribuições de cada autor", procedimento já adotado por revistas internacionais.
Sistema de avaliação Dougle-blind peer review (Revisão por pares duplo cega)
Os revisores receberão o manuscrito, sem a identificação dos autores - além de uma carta com instruções acerca do processo de revisão e o formulário de avaliação para manifestar seus comentários e recomendações sobre a aceitação, correção ou rejeição do artigo.
Os revisores considerarão rigorosamente todos os critérios sugeridos no formulário de avaliação de artigos, e examinarão a qualidade da redação.
Depois de examinar as recomendações dos revisores, o editor tomará uma das seguintes decisões: Aceitar o artigo com pequenas mudanças e, neste caso, o editor devolverá o trabalho aos autores com uma lista de pequenas correções a serem implementadas. Se as modificações não alterarem significativamente a redação, o editor lerá o artigo e concluirá o processo. Caso contrário optará por enviar a nova versão corrigida do manuscrito aos revisores do artigo. Os avaliadores ad hoc podem também indicar o desejo de rever o manuscrito após correções.
Quando receber a versão final do artigo, o editor se certificará de forma interativa de que as correções foram devidamente implementadas. Finalizadas as correções, ele informará aos autores sua aceitação, indicando em que número da revista o artigo deverá ser publicado e após revisão de linguagem, referências, preparação do layout para publicação, os autores receberão as provas e o autor correspondente indicará as correções finais antes da publicação juntamente com uma autorização para publicação atestando o ineditismo do artigo.
Erros tipográficos, artigos citados no texto que não aparecem nas referências e vice-versa, pequenas discrepâncias entre o resumo e o abstract, pequenas mudanças na redação são exemplos de pequenas mudanças. Quando houver modificações maiores, o editor devolverá o artigo com uma lista de sugestões que o autor responsável deverá atender para que o trabalho seja novamente considerado. Exemplos de modificações maiores incluem a análise de dados usando provas estatísticas, revisão de tabelas e figuras, repetição de experimentos, revisão da redação da conclusão e mudanças substanciais na redação.
No caso de rejeição após análise dos avaliadores ad hoc, o editor informará aos autores as razões para não publicá-lo. Em geral, os motivos para rejeição envolvem o conteúdo do artigo não apropriado para a revista, violações graves da forma de publicação, artigo sem mérito científico e tecnológico.
Submissões de manuscritos que tenham sido publicados em anais de simpósios, congressos, etc., assim como artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros não devem ser submetidos. Apresentações em eventos científicos e publicações de resumos apenas, não impedem submissão. Qualquer dúvida deve ser comunicada ao editor: revista@univap.br.
A submissão de artigos será sempre via Internet e deve seguir rigorosamente as normas para publicação. Uma vez devidamente registrado, você deve entrar no sistema como autor, e iniciar sua submissão, observando cuidadosamente todas as instruções para preparação do manuscrito, normas de ética e responsabilidade autoral.
Periodicidade
A revista publica edições semestrais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Declaração de Ética e Boas Práticas de Publicação / Ethics Statement and Good Publication Practice Guidelines
Ética na publicação internacional e declaração de negligência
ETHICS STATEMENT
Ethics in international publication and negligence statement
Revista Univap (Universidade do Vale do Paraíba), electronic ISSN 2237-1753, is dedicated to complying with good practices regarding a moral conduct consistent with the scientific publishing of periodicals. The prevention of negligence is also a crucial responsibility of the editor and the editorial team: any form of unethical behavior, as well as plagiarism in any instance, is not accepted by Revista Univap. Authors who submit articles to the journal declare their content is original and assure the work has not been published nor is it in the process of review / evaluation in any other journal. In each issue, a maximum of one translation is accepted.
BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO
As boas práticas incluem normas de política de divulgação, de qualidade e de conduta ética, destacando:
- Adoção da plataforma eletrônica SEER/OJS (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Journal Systems) no processo editorial para assegurar a padronização, uniformidade, agilidade, transparência e rastreabilidade na Boa Prática de Publicacão;
- Acesso on-line, livre e irrestrito, a todo o conteúdo publicado (licença Creative Cocmmons) oferecendo o resultado de pesquisas da forma mais ampla possível.
GOOD PUBLISHING PRACTICES
Best practices include disclosure policy, quality standards and ethical conduct, highlighting:
- Adoption of SEER / OJS electronic platform (Open Journal Systems) in the editorial process to ensure standardization, uniformity, agility, transparency and traceability in Good Publishing Practice;
- Free, unrestricted online access to all published content (Creative Cocmmons license) offering the widest possible search results.
Orientações para submissão de artigos
Os artigos e resenhas submetidos à Revista Univap, pelo site http://revista.univap.br, devem obedecer aos critérios a seguir.
1. No arquivo (extensão .DOCx ou .RTF) a ser submetido para a Revista Univap (Passo 2 – Transferência do Manuscrito), não deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), para assegurar a integridade da avaliação no sistema de Revisão por pares duplo cega (Double-blind peer review).
2. Nos metadados da submissão (plataforma da Revista Univap) - devem ser informados os dados completos do(s) autor(es) - Nome, da titulação, local de trabalho, endereço postal completo, função que exerce(m) e-mail e ORCID devem ser preenchidos na submissão do artigo (Passo 3 – Inclusão de Metadados). Submissões sem o preenchimento completo dos metadados do(s) autor(es), serão arquivadas.
3. Para as ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que, além de constar no corpo do artigo, os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente (Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares). As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de, no mínimo, 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 11 e entrelinhas simples. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO
1. Layout de página:
Os artigos devem ser elaborados em folha formato A4, margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
Recuo e espaçamento:
Os títulos (tópicos) devem respeitar o recuo de "0 cm".
Os demais parágrafos dos textos devem apresentar recuo 1cm (Entrelinhas simples) fonte Arial, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 11. Entradas de parágrafo, 1,00, a partir da margem. O texto deve ser justificado.
Quantidade de páginas:
Os artigos devem apresentar extensão mínima de 5000 palavras e no máximo de 8000 palavras.
2. Elementos:
2.1 Pré-textuais
a) Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.
b) Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira.
c) Resumo na língua do texto: O Resumo dever ser elaborado de acordo com as orientações da NBR 6028:2003. Deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras em Arial, fonte 12.
d) Resumo em língua estrangeira: Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé).
e) Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 e 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
f) Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés).
2.2 Textuais
a) Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado.
b) Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado.
c) Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão.
2.3 Pós-textuais
a) Nota(s) de rodapé: destinam-se a prestar esclarecimentos, tecer considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Referem-se aos comentários e/ou observações pessoais do autor e são utilizadas para indicar dados relativos à comunicação pessoal.
As notas são reduzidas ao mínimo e situar no final da página. Para fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se os algarismos arábicos, em negrito, sobrescrito, com numeração progressiva nas folhas. Exemplo de uma nota explicativa: Os municípios, acompanhando a evolução da técnica e dos costumes¹.
b) Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).
3. Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002); as literais curtas, que apresentam até três linhas, devem fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]
4. Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:
1. SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 Seção Secundária
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária
5. As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico.
6. Para a lista de referências, elas devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), como nos seguintes exemplos:
a) Livro: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, data.
Exemplo: PÉCORA, A. Problemas de redação. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
b) Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro. Local de publicação: Editora, data. Página inicial-final.
Exemplo: LACOSTE, Y. Liquidar a geografia... liquidar a ideia nacional? In: VESENTIN, J. W. (Org.). Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989. p.31-82.
c) Artigo de periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano.
Exemplo: ALMEIDA JÚNIOR, M. A economia brasileira. Revista Brasileira de Economia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 26-28, jan./fev. 1995.
d) Dissertações, Teses e Trabalhos Acadêmicos: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação (ou tese). Local. Número de páginas (Categoria, grau e área de concentração). Instituição em que foi defendida. data.
Exemplo: BRAZ, A. L. Efeito da luz na faixa espectral do visível em adultos sadios. 2002. 1 disco laser. Dissertação (Mestrado em Bioengenharia) - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2002.
e) Outros casos: Consultar as Normas da ABNT para Referências Bibliográficas. Consulte a aba abaixo: Norma para referências bibliográficas
ORIENTAÇÕES GERAIS
a) O artigo deve ser inédito (e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista), seguindo a linha editorial da revista. Serão submetidos à apreciação do corpo editorial, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double-blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Após o processo, caso haja necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações forem demasiadas, os avaliadores podem rejeitar o artigo de maneira bem fundamentada. Os originais não serão devolvidos.
b) Todo e qualquer trabalho que envolva seres humanos ou animais, direta ou indiretamente, deve apresentar o respectivo protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Trabalhos que não apresentarem o número do protocolo de aprovação, serão arquivados.
c) O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.
Importante
A Revista é publicada em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Revista. O acesso aos artigos, resenhas, relatos de experiências e demais textos será permitido, não sendo autorizada qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, os autores estão cientes da cessão de seus direitos autorais de publicação à Revista.
Consulte também o Template disponível em: <http://www1.univap.br/revista/20201215_Template_Revista_Univap.doc>.
______
GENERAL RULES FOR THE PUBLICATION OF PAPERS IN THE REVISTA UNIVAP
Articles and reviews submitted to the Revista Univap, through the website http://revista.univap.br, must meet the criteria below.
GUIDELINES FOR THE ARTICLE SUBMISSION
1. The File (.DOCx or .RTF format) to be submitted to Revista Univap (Step 2 - Uploading the Submission- Transferência do Manuscrito) must contain the name(s) of author(s) to ensure the integrity of the double-blind peer review process.
2. Complete author’s information - Name (s) of author (s), their highest academic degree, their institution, full postal address, a position the author(s) holds (m), and e-mail and ORCID must be filled out for article submission (Step 3 – Inclusion of Metadata - Inclusão de Metadados).
3. For illustrations (photographs, maps, graphs, tables, flowcharts, charts, diagrams, schematics, etc.), it is necessary that, in addition to being included in the article, the original files are also sent separately as a digital file, (Step 4 - Uploading Supplementary Documents - Transferência de Documentos Suplementares). The scanned images must have a resolution of at least 300 dpi. The illustrations and tables should be numbered in accordance with their respective references in the text, and titles written without abbreviations, in the reference font size 11 and single line spacing. All tables and illustrations should show the original source of the data. Avoid using words like "below", "above" to refer to tables and illustrations. Take, for example, according to Table 5; according to Figure 2.
BASIC GUIDELINES FOR THE PREPARATION OF THE ARTICLE
1. Layout:
Articles should be prepared in A4 format, top and left margins 3 cm, right and bottom margins 2 cm, single lines, Arial font, size 12, with the exception of illustrations, tables, notes, and indented direct quotes, whose font is 10. Between paragraphs should be 1.00 from the margin. The text should be justified. Articles must have a minimum length of 5000 words and a maximum of 8000 words..
2. Elements:
2.1 Pre-textual
a) Title and subtitle (if any): must appear in the opening text, separated by spaces and in the language of the text.
b) Title and subtitle (if any), in a foreign language.
c) Abstract in the language of the text, should be presented in the third person singular, active voice and written in a single paragraph, with length 100-250 words.
d) Abstract in a foreign language: version of abstract of the language of the text translated into a foreign language, using the same characteristics (Resumo in Portuguese, Abstract in English, Resumen in Spanish, Résumé in French).
e) Keywords in language of the text: words that represent the main issues in the text (between 3 and 5 words); must appear below the abstract, preceded by the expression Keywords: separated by semicolons and terminated by a period.
f) Foreign language keywords: Same Keywords as in the language of the text translated into the same foreign language as the abstract (Palavras-chave in Portuguese, Keywords in English, Palabras clave in Spanish, Mots-clés in French).
2.2 Textual
a) Introduction: the delimitation of the topic, research objectives, and other elements on the subject are explained.
b) Body: the main part of the document, presenting the subject matter in an orderly manner. It can be divided into sections and subsections, according to the topic discussed.
c) Conclusion: a survey of the results to answer the questions presented in the introduction; Conclusion is used as the title word.
2.3 Post-textual
a) Footnotes: intended to provide clarification. Some considerations that should not be included in the text to not interrupt the logical reading sequence. Refer to comments and/or personal observations of the author, and are used to indicate data on personal communication.
The notes are kept to a minimum and located at the end of the page. To emphasize footnotes, use the Arabic numerals, bold, superscript, with consecutive numbering throughout the pages. Example of a note: Municipalities, following the evolution of the technique and costumes.1
b) References should be placed at the end of the work, sorted alphabetically by author surname, aligned to the left margin, single-spaced with double spacing between them, observing the NBR 6023 (Brazilian Association Standards, 2002).
3. For quotes, NBR 10520 (Brazilian Association Standards, 2002) should be observed; short quotations up to three lines should be part of the text surrounded by quotation marks; long quotations should be indented 4 cm from the left margin, font size 10, single-spaced, without quotation marks. For citations in the text, use the author-date system and/or author-date-page as examples: (VALLEJO, 1988, p 87.), Or: According to Vallejo (1988, p 87.), the guidelines [...]
4. Titles should be numbered in Arabic numerals, Introduction to the Conclusion, and subtitle (if any) obeying the following hierarchy:
1. FIRST SECTION
1.1 Second Section
1.1.1 Third Section
1.1.1.1 Fourth Section
1.1.1.1.1 Fifth Section
5. Words in a foreign language should be italicized.
6. A list of references must be presented at the end of the work, in alphabetical order by last name(s) of author(s) as in the following examples:
a) Book: SURNAME, Given Name. Title of the work. Place of publication: Publisher, date.
Example: PÉCORA, A. Problemas de redação. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
b) Book Chapter: SURNAME, Given name. Title of chapter. In: SURNAME, First name (ed.). Title of book. Place of publication: Publisher, date. start and end pages.
Example: LACOSTE, Y. Liquidar a geografia... liquidar a ideia nacional? In: VESENTIN, J. W. (Org.). Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989. p.31-82.
c) Journal article: SURNAME, Given name. Title of article. Journal title, place of publication, the journal volume, issue number, start and end pages, month(s). year.
Example: ALMEIDA JÚNIOR, M. A economia brasileira. Revista Brasileira de Economia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 26-28, jan./fev. 1995.
d) Dissertations, Theses, and Academic Works: SURNAME, Given name. Title of dissertation (or thesis). Location. Number of pages (category, degree, and area of concentration). Institution in which it was defended. date.
Example: BRAZ, A. L. Efeito da luz na faixa espectral do visível em adultos sadios. 2002. 1 disco laser. Dissertação (Mestrado em Bioengenharia) - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2002.
e) Other cases: Consult the ABNT standards for References. See the tab above: Standard for references
GENERAL GUIDELINES
a) The article must be original, following the editorial of the journal. It will be submitted to the editorial staff, with the omission of the name of the author and reviewers during the double-blind review process (the author does not know who the reviewer is and the reviewer is also unaware of who the author is). After the process, should the need arise, the reviewers can propose changes aimed at improving the work, with the goal of publishing it. If the changes are too extensive, reviewers may justifiably reject the article. Originals will not be returned.
b) The work of authors and consultants will not be paid.
Important
The journal is published in electronic format (PDF), available on the internet page of the Journal. Access to articles, reviews, reports of experiences, and other texts will be permitted; however, no marketing and/or alteration of data are permitted. Thus, the authors are aware of the assignment of their copyright to the Journal for publication.
See also Template available at:<www1.univap.br/revista/20201215_Template_Revista_Univap.doc>.
__________________________
Autenticação de plágio - Plagius
A Revista Univap utiliza a ferramenta Plagius para verificar se o manuscrito submetido é original e inédito, bem como para identificar possíveis ocorrências de similaridade.