REGISTROS DOS EXAMES COLPOCITOLÓGICOS NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Laura Izabel Pacheco Pereira Hartmann, Bruna Estevão Araújo, Anna Beatriz Ribeiro Moreira Bazzano, Lisie Souza Castro, Jania Cristiane De Souza Oliveira, Ludiele Souza Castro

Resumo


No âmbito da Atenção Primária, o controle da realização dos exames colpocitológicos e seus registros de resultados de forma efetiva são instrumentos fundamentais para adequado controle e manejo clínico do câncer de colo de útero, além de permitir análise do perfil epidemiológico em cada área de abrangência. Com objetivo de analisar os Livros de Registros dos resultados de exames colpocitológicos, 10 Unidades de Saúde da Família foram selecionadas. A pesquisa compreendeu 2.054 registros de exames, destes 84,1% foram realizados em mulheres com idade entre 25 a 64 anos. Foi observado a ausência de padronização do registro referente aos resultados entre as unidades analisadas, já que foi visto porcentagens consideráveis de dados sem preenchimento e informação para diferentes aspectos nos exames. Isto é evidenciado quando se observa que em 100% dos resultados não havia a informação sobre a data da última coleta, em 78,25% dos registros não informavam a adequabilidade da amostra e 35,64% dos resultados não definiam quais epitélios estavam presentes no material coletado. Esses dados indicam que o controle dos resultados não está sendo realizado de forma adequada, sendo essencial o treinamento da equipe e padronização dos registros, visando o aprimoramento.


Palavras-chave


Câncer de colo uterino; registros de enfermagem; exame colpocitológico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.1995

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Univap

 Revista Univap informa que:

- Recebe submissões de artigos em fluxo contínuo;

- Não aceita trabalhos de revisões de literatura;

- Limite de 5 autores por trabalhos;

- Consulte as Normas Gerais de Publicação <https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/about/editorialPolicies#custom-2> e o Template <www1.univap.br/revista/20201215_Template_Revista_Univap.doc> para formatação do trabalhos;

- Os autores deverão seguir rigorosamente as orientações do Template/Modelo e inserir o número de Orcid nos Metadados da submissão;

Declarações a serem enviadas como documento suplementar:


Declaração de Conflito de Interesses que deve ser preenchida, assinada e enviada através do passo 4 do processo de submissão. Portanto, nenhum artigo será publicado na Revista Univap sem o preenchimento desses requisitos. <http://www1.univap.br/revista/Declara_Rev_Univap.doc>

- Declaração de Responsabilidade por tradução de língua inglesa/espanhola

Os autores deverão encaminhar Declaração de Responsabilidade de Tradução de língua inglesa/espanhola assinada por tradutor profissional.
<http://www1.univap.br/revista/Declaracao_traducao_profissional.doc>

Recomendamos os revisores abaixo entretanto, fica a critério do autor. 

Língua Inglesa - recomendamos o contato cpotraducao.
Língua Espanhola - recomendamos o contato traducao.

- Envio de documento suplementar com Indicação de Avaliadores (três) com experiência na área (nome, email, Lattes);

- O prazo médio de avaliação é de 6 meses.

 

A Revista Univap é uma publicação de caráter científico interdisciplinar, de divulgação de pesquisas e estudos acadêmicos, sendo um espaço para dar visibilidade à tríplice missão da universidade, que é proporcionar ensino, pesquisa e extensão, de modo indissociável.

Por meio desta divulgação, se torna um meio incentivador das pesquisas e procura o envolvimento dos professores e alunos em pesquisas e reflexões de interesse social, educacional, científico ou tecnológico.

Sua versão impressa (ISSN 1517-3275), que funcionou entre 1993 e 2010, publicou 28 números, com um total de 298 artigos publicados. A partir de 2011, adotou a plataforma OJS (e-ISSN 2237-1753) e, desde então, soma, também, 28 números, com 300 artigos publicados, com identificador DOI.

A Revista Univap aceita artigos originais, não publicados, de autoria da comunidade científica nacional e internacional. Além de artigos, a Revista publica notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre respeitando o sistema de double blind review e o processo de avaliação de sua Comissão Editorial.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

A Revista Univap On-line é de acesso aberto (open access) e está cadastrada em bases de dados, diretórios e portais de indexações, a saber: Geodados, Sumários.org, DOAJ, DRJI, Google Scholar, Latindex, Diadorim, Periódicos Capes Ibict SEER, Redib.

 

 

 

 

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.

  


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.